Todos os direitos reservados © 2019 Florencia Ferrer 

PROJETOS DESENVOLVIDOS

 

1. Agesic, Desenvolvimento de um modelo de medição e avaliação de governo digital, que tenha como base um conjunto de indicadores de processos, resultados e impactos, capaz de refletir o impacto e adoção e desenvolvimento de políticas digitais no Uruguay, Montevideo, abril de 2018, projeto em execução.

2. CAF, banco de desenvolvimento da América Latina, consultoria de avaliação de impacto de projetos governamentais digitais em Córdoba, La Rioja e Santa Fe, Argentina. Janeiro e fevereiro 2019.

 

3. Honorável Tribunal de auditoria da província de Buenos Aires, planejamento estratégico e construção de uma estratégia de inovação em gestão, projeto do BID com a HTC, Buenos Aires, de julho a novembro de 2018.

 

4. Secretaria de administração do Piauí, reestruturação da política estadual de contratação pública, projeto do Banco Mundial, de agosto a dezembro de 2018.

 

5. Governo Federal brasileiro: ecossistemas de inovação de agosto a novembro 2018, Lisboa e Brasília. 6. ENAP, escola Nacional de Admistração pública, Brasil, coordenação da oficina de governo digital, 2018 de agosto, Brasília, Brasil

 

7. BID, Consultora Sênior para gerar insumos para a formulação e implementação de políticas de atendimento ao cidadão e empresas usuárias de serviços públicos e de promoção do governo digital em 5 estados de Brasil correlacionando esses insumos com indicadores de transparência e impactos na produtividade dos estados (custo Brasil), março de 2018, projeto em execução.

 

8. Coordenadora do projeto de Homogeneização de procedimentos administrativos do Governo Nacional Argentino, coordenado pelo Ministério de Hacienda e patrocinado pelo BID, dezembro a janeiro de 2018.

 

9. Professora para o Ministério do Exterior de Cuba para ministrar o curso “Tendências inovadoras nas compras públicas”, dezembro de 2018.

10. Coordenadora da Implementação do novo sistema da Loteria Nacional de Angola, projeto em andamento.

11. Especialista em Inovação Institucional para a Controladoria do Estado de Paraná, projeto em andamento. Inicio em julho de 2017 até outubro de 2018.

12. Coordenadora do Projeto de Inovação em Atendimento ao cidadão no Estado de Rio Grande do Norte, projeto em andamento. 13. Especialista em análise geopolítica para a consultoria na TAME – Empresa aérea Pública de Equadorfocada na captação de sócio estratégico para a companhia, projeto desenvolvido entre outubro de 2016

14. Coordenadora da Assessoria para o Desenvolvimento de estratégias para o Vice-Presidente do Equador, Jorge Glass, a fim de medir o impacto económico das políticas de investimento já implementadas no governo do presidente Rafael Correa. Dezembro 2014 a julho de 2015.

 

15. Coordenadora do Projeto de Intermediação para a cooperação entre Brasil e Coreia no desenvolvimento de negócios e projetos nos setores de construção e infraestrutura, biotecnologia e energia. Participação no Fórum Coreia do Sul - Cooperação Econômica Brasil e Investimento com KOTRA - Agência Nacional para o Investimento e Comércio Externo Coreia do Sul. Realizado em São Paulo, 24 de abril de 2015.

 

16. Fundadora do Projeto Compras Públicas Brasil, que teve publicado o primeiro volume da sua coleção em Maio de 2015. Trabalho de pesquisa com os autores e com os governos que participam do mesmo. Julho de 2014 até o momento.

 

17. Coordenadora do projeto de consultoria para o Governo de Salta, na Argentina, para identificar como desenvolver estratégias de desenvolvimento econômico utilizando as compras públicas para atender o objetivo macro de eliminação da pobreza, orientado pelo “Ministério de Primer Infancia” da província, abril de 2015 até o momento.

18. Consultora Sênior para a implementação de um modelo de gestão do patrimônio público, orientada pela Metodologia BINPS e para aderências às Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP) aplicando às NBCT S 16.2 e 16.9. Câmara Municipal de Barueri. O objetivo central foi a identificação e contextualização do cenário atual para a gestão patrimonial e a elaboração de estratégias de inovação para esta área – Abril a Setembro de 2014 (2014)

 

19. Coordenadora do projeto "Assistencia Técnica para el diseño e implementación de la Ley del Sistema Nacional de Abastecimiento Peruano" do programa “Apoio ao Programa de Melhoramento Contínuo da Gestão de Finanças Públicas (PCM) 2011-2015". Desenho e implementação da Lei do Sistema Nacional de Abastecimento Peruano. Em coordenação da Direção de Gestão de Bens, Serviços e Ativos não financeiros, se orienta a elaboração da própria lei, a nomeação de seu corpo diretivo e emissão de diretrizes para operação, promovendo a melhoria da gestão pública. (2014)

 

20. Coordenadora na elaboração do estudo "Compras Públicas Sustentables y Pymes” e coordenação do grupo de trabalho multilateral em conjunto com a Universidade de San Martín (Argentina). Projeto: “Compras Públicas Sustentáveis: uma ferramenta para o enverdecimento da economia” Rede Interamericana de Compras Governamentais (OEA/BID/IDRC). (2014)

 

21. Coordenadora no projeto “Evaluación de los impactos económicos y beneficios públicos del Plan Integral de Prevención Ciudadana de la Municipalidad del Pilar”. O objetivo principal deste trabalho foi oferecer os resultados concretos sobre os custos e os impactos econômicos gerados pela execução do Plano Integrado de Segurança Preventiva Cidadã. Argentina. Setembro-Dezembro de 2013.

 

22. Coordenadora da consultoria para a Divisão de Governo Digital do Instituto Costarriquense de Electricidade (ICE) como coordenadora do projeto "Avaliação do impacto econômico da inovação aplicada a processos e sistemas de compras públicas". Costa Rica, Outubro-Dezembro de 2013.

 

23. Coordenadora técnica do projeto de desenvolvimento de uma metodologia indicadores e métricas, aplicação piloto, orientação, capacitação, e criação de mecanismos de interpretação de dados, envolvendo soluções de integração, documentação e apoio especializado à operação do Projeto “Compras Governamentais e os Pequenos Negócios” conduzido nacionalmente pelo SEBRAE e coordenado pelo Instituto de Compras Governamentais (ICG). Brasil, Agosto-Outubro de 2013.

 

24. Coordenadora no projeto de Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros, desenvolvendo as agendas e a realização das visitas técnicas a Estados Unidos, Canadá e Chile, assim como da recepção e organização das visitas dos especialistas internacionais ao Brasil, outubro de 2012-setembro de 2013.

 

25. Coordenadora do projeto para o Governo de Goiás do projeto Melhoria da Qualidade do Gasto Público, em que foram identificadas as principais famílias de produtos e serviços em termos de despesa pública, as estratégias elaboradas para identificar perdas e determinar as correspondentes estratégias de prevenção de custos estruturais. Novembro de 2012 a Março de 2013.

 

26. Consultora Sênior para o BID- Banco Interamericano de Desenvolvimento- para coordenar e elaborar o diagnóstico e o relatório para a frente A

tendimento ao Cidadão, dentro do Programa de Apoio à Preparação de um Programa Nacional de Fortalecimento do Planejamento e Gestão Pública dos Estados Brasileiros. Um diagnóstico da situação da área, considerar os inúmeros canais foi feita. Neste projeto foram realizadas reuniões com 27 Estados-Membros, especificamente com os diretores do cidadão. O plano de investimento estratégico foi preparado para o BID - Banco Interamericano de desenvolvimento) e uma orientação estratégica para os Estados brasileiros. Agosto de 2012 - novembro de 2012.

 

 

27. Consultora Hemisférica da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o Programa Munet (Programa de desenvolvimento para municípios da América Latina na implementação de tecnologia - Municípios Eficientes e Transparentes) para Peru, desde janeiro de 2011.

 

28. Coordenadora do projeto "i-Brasil Agenda 2015" - prosperidade encontrado para o Governo do Reino Unido. Projeto em conjunto com a Embaixada Britânica no Brasil e no CONSAD - Conselho Administração dois secretários de dois estados brasileiros. Foi desenvolvida uma metodologia de diagnóstico da maturidade do governo eletrônico para os governos subnacionais, com base na metodologia e-readiness das Nações Unidas. Foi aplicada aos 27 estados brasileiros, produziu um ranking de maturidade e de uma estratégia para atender até 2015 a meta de ter 100% dos principais serviços prestados aos cidadãos da eletrônica integralmente. Foi feita também uma viagem técnica com 4 estados brasileiros para o Reino Unido, para aprender as melhores práticas na área. Foi publicado um livro com os resultados deste projeto. De 2011 a 2012.

 

29. Coordenadora do projeto para a Secretaria da Administração e Recursos Humanos do Governo do Estado de Rio Grande do Norte para o desenvolvimento de compras de públicas. O trabalho realizado assistiu 11 secretarias. O objetivo central do projeto foi o desenho de Modelo de Gestão de Processos de Logística para reduzir custos e melhorar a qualidade da despesa pública. As principais atividades foram: 1) Implantação de um modelo de compras públicas, 2) Implantação de um modelo de gestão de custos, 3) Implementação de um modelo de gestão estratégica de frotas, 4) Implementação de modelo de gestão de contratos, 5) Dimensionamento da demanda de compra em telecomunicações, 6) Implementação de um modelo de gestão de patrimônio. Rio Grande do Norte. Agosto – Novembro 2011

 

30. Coordenadora do projeto para o Estado do Rio Grande do Norte (Brasil), na Secretaria de Educação, projeto de reestruturação da Secretaria e realinhamento estratégico. Foi desenvolvida uma estratégia de inovação completa e as principais atividades realizadas foram:

a. Assessoria em contratos públicos estratégico e gestão da oferta

b. Assessoria em planejamento estratégico e desenvolvimento de modelo de gestão

c. Assessoria em instrumentos para a modernização das práticas e gestão administrativa

d. Desenvolvimento de plano de gestão de mudança

e. Desenvolvimento de instrumentos de consolidação

f. Criação de diretor do plano de governo eletrônico 2010-2012.

 

31. Criação e implementação do escritório de projetos e de sala de situação (PMO) para a gestão estratégica dos grandes projetos na área.

 

32. Coordenadora do projeto “ Elaboração de um Manual para o Software Público para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, no projeto de 2009-2010.

 

33. Coordenadora de consultoria para o estado do Acre para a elaboração da estratégia de modernização e inovação para a administração pública para os anos de 2008 a 2010.O projeto teve duração de 3 e foram abordados os principais aspectos estratégicos do governo, construindo o que chamamos de “Salto de gestão”, e a decisão tomada foi de implementar as melhores práticas nacionais e internacionais. O objetivo central foi construir uma estratégia de inovação da gestão de governo como um todo, por meio de implementação de ferramentas avançadas de tecnologia e com o propósito de construir o “ Governo Único”, que torna possível a transformação do modo como a administração pública se relaciona com os cidadãos e oferece mais e melhores serviços, com um melhor uso dos recursos disponíveis.

 

Com orientação na gestão por resultados, a premissa de qualidade do gasto público e a medição sócio-política dos resultados é possível transformar a atuação da administração pública em luz das necessidades da sociedade e o desenvolvimento de políticas para oferecer mais e melhores serviços em:

 

a. Gestão Administrativa

b. Saúde

c. Segurança Pública

d. Atendimento a sociedade

e. Fiscalização e controladoria

f. Ações transversais

 

As principais frentes de trabalho foram:

1.E-Gov: Especialização em análises de custos, análises de retorno sobre investimentos públicos e elaboração de políticas E-Gov.

2.Governo único: Inovação e integração para gestão de pessoas, descentralização e gestão integrada.

3.Governo único: Concepção e implementação de um escritório de gestão de projetos (Delivery Unit).

4.Metodologia e gestão de riscos para monitoramento de projetos governamentais.

5.Compras públicas: Inteligência de gestão de contratos para redução de custos.

6.Governo único: Inteligência de gestão de contratos para redução de custos.

7.Governo único: Inteligência de gestão de frotas, custos e qualidade do gasto.

8.Governo único: Gestão de mudança para implementação do sistema Diraya na secretaria da saúde. Na frente de Compras Públicas foram realizadas as seguintes atividades:

 

 

1. Diagnóstico: Levantamento da situação inicial no que se refere a gestão de insumos classificados por serviços e famílias de produtos.

 

2. Desenvolvimento de um plano estratégico: Proposta de ações para a contratação de diferentes famílias de produtos e serviços por sua especificidade. Se definiram ações Consultora para a Embaixada Britânica no Brasil na elaboração do Índice de Aderência à Governo Eletrônico (IA egov), O foco deste projeto foi estabelecer um relacionamento entre as políticas Anticorrupção e de Governo Eletrônico, 2008 a 2010.

 

3. Consultora para a Embaixada Britânica no Brasil na elaboração do Índice de Aderência à Governo Eletrônico (IA e-gov), O foco deste projeto foi estabelecer um relacionamento entre as políticas Anticorrupção e de Governo Eletrônico, 2008 a 2010.

 

4. Coordenadora do projeto “Migração de Serviços para o Meio Eletrônico” para o Estado de Minas Gerais, numa visão estratégica de Governo Eletrônico. Neste trabalho foram identificados todos os serviços prestados ao cidadão, hierarquizando e priorizando quais seriam migrados para o meio eletrônico. Foi realizada uma depuração de serviços, eliminando 40% deles. Sobre os outros serviços, antes de construir uma estratégia de migração, foi organizada uma serie de famílias de serviços, que reuniram os similares, para orientar a simplificação de trâmites. Também foi realizada uma pesquisa de campo identificando os principais grupos de usuários para identificar quais eram as prioridades que eles davam à modernização de serviços. 2008 Consultora Hemisférica da OEA (Organização dos Estados Americanos) para o Programa Munet (Programa de desenvolvimento para municípios da América Latina na implementação de tecnologia - Municípios Eficientes e Transparentes). 4 Consultores internacionais foram contratados para desenvolver o modelo inicial desta política pública, que hoje está implementada em praticamente todos os países da região. A ideia central foi criar um mecanismo que permitisse criar competências locais para desenvolver e implementar estratégias de governo eletrônico, para que não dependessem de consultorias externas para tal. Criamos um curso de governo eletrônico feito a distância e coordenado desde Washington ao que deveriam participar desde os prefeitos até o time que implementaria o projeto. O projeto de fim de curso foi uma estratégia de governo eletrônico para cada realidade especifica, construída pelo grupo e apenas supervisionada pelo consultor. Disponibilizamos também uma ferramenta completaportal- desenvolvido em software livre, que foi implementada também pelas equipes locais. Florencia foi uma das 4 consultoras que desenvolveu o piloto. Posteriormente, ajudo a implementar em 5 países. Agosto de 2005 a 2011

 

5. Coordenadora do projeto “Elaboração de um sistema de custos” para Secretaria da Fazenda do estado de São Paulo, 2007-2008.

 

6. Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos pela Inovação da Disponibilização de Informações ao Cidadão”, Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Minas Gerais, 2007.

 

7. Coordenadora do “Treinamento de capacitação em Redesenho de Processos e Métodos de Trabalho e Treinamento na Formação de Parcerias Internacionais para candidatura aos fundos do “Seventh Framework Programme” (FP7 – Cordis) da Comissão Europeia para, Secretaria de Planejamento do Município de São Bernardo do Campo, 2006.

 

8. Coordenadora do projeto “Avaliação da Variação de Custos pela Implementação de Meios Eletrônicos em Compras Governamentais”, PROCERGS, Estado do Rio Grande do Sul, 2006.

 

9. Coordenadora do projeto “Implementação de uma solução tecnológica para medir os custos nos processos de Compras Governamentais, intitulado “Placar da Economia”, Governo do Estado do Amazonas, PRODAM (Processamento de Dados do Amazonas) , janeiro a março de 2006.

 

10. Coordenadora do projeto “Elaboração de estratégias e ações para Governo Eletrônico”, Oracle, 2005.

 

11. Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos pela Inovação na Prestação de Serviços: Emissão de Carteira Nacional de Habilitação e Licenciamento Anual de Veículos”, DETRAN, janeiro de 2004 a abril de 2005

 

12. Coordenadora do projeto “Avaliação de Custos dos processos de identificação de cidadãos e de elaboração de antecedentes criminais e dos serviços prestados pelo Detran comparando os custos dos processos tradicionais com os prestados pelos Postos Poupatempo. Em este trabalho foram mapeados os principais processos de atendimento ao cidadão nos Postos Poupatempo, identificado gargalhos e com isto as melhorias dos processos, para atender ao cidadão de uma forma mais ágil e eficiente. Foi construído um benchmark interno do sistema, para identificar gargalhos e melhorias processuais. Com isto foi adequada tanto o back como o front office do atendimento a partir das Unidades mais eficientes. Janeiro a Dezembro de 2004.

 

13. Coordenadora da consultoria para o Estado de São Paulo para desenvolver o Relógio da Economia, uma ferramenta tecnológica implementada pela Casa Civil (em parceria com a Fundap e Prodesp) para explicitar, de forma concisa, as economias feitas pelo Governo do Estado de São Paulo, após a implementação de inovações no modo de prestação de serviços públicos,2003-2004.

 

14. Consultora para análises econômicas e sociais na Grano Ltda, São Paulo, coordenando grupos de pesquisa, maio de 1998 - Março de 1999. Realização de pesquisas de processos econômicos, coordenação de grupos de pesquisadores para levantamento e organização de dados, elaboração de textos finais, os quais foram capítulos do Livro “Economia Global e Exclusão Social”, Paz e Terra, 1999.

 

15. Consultora na FACEPE – Fundação de Amparo à Pesquisa de Pernambuco - Área de Ciências Sociais, Julho de 1999 até o momento. Realização de avaliações de Projetos de Pesquisas.

 

16. Consultora de Comércio Exterior na Union Sur. Compras, exportación y mercandasing. Coordenação de grupos de análise e realização de atividades comerciais. Construí parcerias e desenvolvi fornecedores para Caro Cuore Argentina, Avon Argentina entre outros. São Paulo, 1993-1994.

 

17. Analista de Comércio Exterior na GP Assessoria de Comercio Exterior, realizando diversos estudos de mercado na Argentina e construindo parcerias e processos de subcontratação internacional para pequenas empresas de ambos os países. São Paulo 1992-1993

 

18. Integrante do comitê de avaliação e seleção dos artigos para a Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico - CONeGOV 2004

 

 

.